segunda-feira, 18 de julho de 2016

A Curva Da Minha Vida: O Que é Escoliose

Oi gente aqui e a Eevee dos Shoujos, e me desculpe por não ter postado mais coisa aqui no Blog andei muito ocupada esses últimos dias, porque minha mãe teve que viajar de ultima hora, e eu tive uma semana atarefada com as coisas de casa e etc... mas graças a deus ela já voltou e eu continuarei com as postagens.
Ok ;)
Bom vocês devem ter estranhado que hoje, não é um tema sobre games nem sobre Animes, como sempre posto, hoje e um tema diferente que se vocês gostarem eu continuo com as postagens desse tipo, falando sobre um pouco da minha vida ou dando algum apoio moral essas coisas.
O tema dessa vez e sobre um problema de coluna, que eu possuo, que eu ganhei na minha pre-adolescência (Melhor presente SQN) que é a escoliose, mas eu não vou explicar a minha historia aqui nessa postagem, hoje eu simplesmente vou explicar sobre o tema escoliose para dar uma introdução no assunto

O que é escoliose 

Escoliose e um desvio de coluna que basicamente deixa sua coluna em formato de ''S'', esse desvio muda varias coisas em seu corpo, tanto em postura, órgãos do corpo, respiração, estética e dor, uma outra característica do desvio e a presença da giba, que seria as costelas de um lado da coluna, mas nem todas as escolioses possuem Giba.


Existem vários tipos de escoliose:

Escoliose Congênita: essa seria a escoliose que surge quando o individuo nasce, ou seja você nasce com a escoliose que acontece por causa da formação da coluna vertebral, eu tenho uma amiga que tem esse tipo de escoliose e ela não sente nem dor nem falta de ar, mas na minha opinião a escoliose varia de pessoa pra pessoa
Escoliose Neuromuscular: ele e causada por uma paralisia cerebral que  pode surgi de varias formas, como fraqueza no músculo, por causa de doenças de paralisia e entre outras, essa escoliose e a que eu menos sei do assunto então me desculpem por eu não falar muito dela.
Escoliose Idiopática: ela ocorre no crescimento da criança e do adolescente entretanto ela é a que tem as causas desconhecidas ( Esse e o meu tipo de escoliose).
Geralmente as pessoas em fase de crescimento ,as que são do sexo feminino ou que tem parentes com escoliose, são as que mais tem riscos de ter escoliose, entretanto todos podem ter escoliose e nem mesmo saber, eu no eu caso descobri já quando estava num estado critico.

Um jeito de descobri se você tem escoliose é:

Ombros e Quadris assimétricos
Coluna virada para um dos lados
Dores nas costas
Faltas de Ar
Costelas mais para frente.

Caso você tenha um ou mais desses sintomas, eu recomendo ir no medico o mais rápido possível, a escoliose se desenvolve muito rapidamente, e quanto mais cedo melhor, la no medico ele vai pedir vários tipos de exames, principalmente raio x e ente outros, se você possuir algum grau acima de 10 se eu não me engano, você tem escoliose.
A escoliose e tratada de diferentes maneiras dependendo do grau de curvatura, se você tiver ate 20 graus ela é tratada com exercícios físicos e posturais na sua coluna, com vários exames de rotinas para certificar que não se agravou
Se você tiver entre 25 a 45 º graus o tratamento e feito com o colete que arruma a sua postura , que e adaptado a cada tipo de escoliose e idade do individuo.
Agora se você tiver mais de 45 º graus de curvatura, ele só tem um método, a cirurgia, que basicamente e o meu tipo já que possuo um grau elevado de escoliose. A cirurgia ela é feita pra ter uma melhora definitiva da coluna que consiste em por hastes parafusos, e eu não posso comentar se ela é uma cirurgia que doí ou não porque eu nunca fiz, tem gente que diz que doí demais que e dores insuportáveis outras que tem dor mas não e tão forte, de novo e uma coisa que varia de pessoa pra pessoa.
A escoliose ela não tem uma cura só um tratamento

Problemas da escoliose 

Os maiores problemas de ser ter esse problemas

  • Baixa auto estima e problemas emocionais
  • Dores na coluna
  • Problemas respiratórios
  • Danos em Nervos ou na medula depois da cirurgia
  • infecção na coluna depois da cirurgia


Mas calma você pode ter escoliose e não tem nenhum desses problemas, no meu caso os 2 maiores problemas são as dores e minha autoestima, não possuo muito problemas respiratórios entretanto tive já faltas de ar algumas vezes, conheci uma garota que vez a cirurgia que ela disse que é ruim da cirurgia é depois por causa dos Soros remédio, e ela teve infecção depois mas ocorreu depois tudo ok com ela e ela nem aparenta ter escoliose hoje em dia,eu era pra ter problemas respiratórios já que tenho mais de 100 º de coluna mas não tenho, só tenho dor, e as vezes não vem forte porque alem de fazer a natação faço fisioterapia o que faz a minha coluna não doer tanto.
Eu resolvi fazer esse post para tanto quem não tem é tanto que tem as pessoas que tem vão se sentir um pouco mais aliviadas calmas e ate para não se sentirem solitários, ate para tirarem duvidas, e vocês que não tem escoliose para alem de saberem desse problema, que vai por mim pode sim ajudar alguém que você conhece te faz refletir na vida, e ter conhecimento da vida com os meus postes, quero dizer uma coisa

''Você não e uma pessoa anormal, você e linda e incrível''

Admito que é horrível ter escoliose mas e por esse motivo que fiz esse post para que você que tem se senti mais confortável, se acostumar, se identificar e quem sabe eu ate dou mais dicas de escoliose se vocês quiserem.
Se eu comentei algo em cima que tem algum fato errado me falem nos comentários ou na pagina Face do Blog, e se quiserem e gostaram mais de post sobre escoliose comentem ai, mas principalmente compartilhem para quem sabe ajudar alguém que tenha escoliose, e bye bye.




2 comentários:

  1. Muito bom o post realmente .. Só acho interessante ressaltar aqui que nem todas as pessoas a escoliose será em forma de S.. Sim,esse é o caso mais comum,porém existem alguns tipos da doença que fazem o formato de um C apenas.. Uma curiosidade,já marcou sua cirurgia? Beijos

    http://escolidivas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, estou na espera, obrigada por ter lido, vou fazer depois um post explicando sobre minha vida com escoliose

      Excluir